Campanha Amigo Idoso apresenta resultados


Em apenas uma semana a campanha ‘Amigo Idoso’ colhe os primeiros resultados positivos, obtidos através do empenho dos voluntários dentro dos sete terminais de integração do Sistema Transcol. Distribuídos em grupos, 173 idosos voluntários entregaram 50 mil informativos. Além disso, orientaram outros idosos quanto à possibilidade do embarque pela porta do meio dos ônibus, dentro dos terminais, para que fiquem livres os assentos dianteiros para os que embarcarem durante o trajeto.


Já com os demais usuários do sistema, a abordagem foi no sentido de conscientizar quanto à importância do exercício da cidadania, através do respeito aos direitos das pessoas com mais de 65 anos. A ação de conscientização feita pelos voluntários, que aconteceu nos horários de 7 às 10 horas e de 12 às 15 horas, teve início no dia do lançamento da campanha, na terça (06) e encerrou nesta sexta-feira (9).


“Infelizmente, as pessoas mais jovens ainda não respeitam. Os idosos poderiam ter prioridade em ônibus com maior movimento”, disse Cassilda Coelho da Silva, moradora da Praia da Costa.


Para o motorista de ônibus Eli Rangel, 44 anos, morador de Jacaraípe, o mais importante é a conscientização. “Como motorista, percebo que quando o veículo sai do Terminal, já no primeiro ponto os idosos já ficam em pé”.


A conscientização dos jovens, para Anezina Rocha Oliveira, 62 anos, moradora de Vitória, também é o item mais importante. “A situação dos idosos, nos ônibus, muitas vezes pode ser evitada, se o jovem tomar consciência. Hoje em dia, o jovem parece não pensar que um dia vai envelhecer”.

___________________________

 

Fonte: Gazeta On line (Globo.com), 11/03/2007.
Disponível em:
http://gazetaonline.globo.com/