Desorientação urbana afeta idosos, diz pesquisa


No município, 90 de 300 idosos ouvidos no estudo disseram que, em algum momento,
já esqueceram o caminho de volta para casa.

 

Uma pesquisa feita em São Carlos mostra o quanto a chamada "desorientação urbana" afeta os moradores da terceira idade. No município, 90 de 300 idosos ouvidos no estudo disseram que, em algum momento ,já esqueceram o caminho de volta para casa.


A diretora de um asilo da cidade, Malu Brito, disse que 12 pacientes foram levados pela família, depois de saírem da entidade e não encontrarem o caminho de volta.


O assunto chamou a atenção de Larissa Riani Costa, recém-formada
em fisioterapia. Sua tese de mestrado mostra que, dos 90 idosos que já se perderam, apenas 30 deles são portadores de doenças mentais, um dado que surpreendeu. “A pesquisa identificou que alterações no padrão de sono e a ocorrência de diabetes predispõem o idoso a uma situação de desorientação urbana”, diz Larissa.


Além dos pesquisados, estima-se que muitos outros idosos enfrentam o mesmo problema, mas não entram nas estatísticas porque as famílias os encontram em até 48 horas.


A tese de Larissa aponta alternativas para solucionar o problema, como a construção de um centro de referência para concentrar as ocorrências e melhorias na estrutura dos municípios. A pesquisa também apontou falta de conhecimento dos servidores públicos para tratar a desorientação urbana.

_______________________

 

Fonte: EPTV, disponível em http://www.sbnoticias.com.br/index.php dia 07/03/2007