Todo idoso quer a autonomia

Giulianna Forte*

A partir de quantos anos o idoso se torna um superidoso?

A partir dos 80. Esta classificação serve para indicar a fragilidade do paciente e facilitar a maneira como os médicos irão tratá-lo.


O ator Sean Connery, por exemplo, tem 76 anos mas não parece muito frágil

Muitos superidosos não parecem frágeis por fora, mas por dentro são. O Sean Connery, no caso, deve ter sido uma pessoa muito ativa. Ele precisou de músculos para viver o James Bond. Mas a questão é que os órgãos dele não têm a mesma vitalidade de antes. É como se o equilíbrio do organismo dele fosse sustentado por uma rede fina.

 

Então qualquer problema pode fazer o equilíbrio cair?

Qualquer problema deve ser tratado. Por menor que seja, o problema pode vir a comprometer esse equilíbrio e evoluir para um quadro bem pior.


Qual o maior medo do idoso?

Mais do que a morte, eles temem depender da família para fazer tudo. Quando a demência ainda não se instalou, todo idoso almeja a autonomia.


Mas não há como prevenir doenças degenerativas como o Alzheimer e o Parkinson...

É verdade, mas se a pessoa tem o costume de praticar atividades intelectuais, tem menos chances de desenvolver estes problemas.


É verdade que a prática de palavra cruzada diminuir as chances de se desenvolver Alzheimer?
Sim, mas mais importante do que buscar uma atividade cognitiva é buscar algo que dê prazer à pessoa. Alguns gostam de fazer palavras cruzadas, outros preferem tocar um instrumento.


Qual atividade física é mais indicada para um superidoso?

A prática de atividade física deve ser avaliada de acordo com a capacidade muscular, com as articulações da pessoa. Caminhadas, por exemplo, não são boas para quem tem tontura. Mesmo assim, caminhadas, hidroginásticas e danças de salão são as mais indicadas.


Muitas famílias protegem o idoso do contato com pessoas mais jovens, incluindo aquele netinho que adora brincar com o vovô. Isso está certo?

Não, o contato com pessoas mais jovens é necessário e saudável. Isso traz mais vitalidade à rotina dele.

 

*Geriatra Projeto Age (http://www.divicom.com.br/age/)

______________________________

Fonte: Jornal da Tarde, 27/02/2007.
Disponível em:
http://www.jt.com.br/editorias/2007/02/27/ger-1.94.4.20070227.5.1.xml